quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Título Cidadão Baiano: Fátima Nunes homenageia professor Valdeci


A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) concederá, no próximo dia 20, o Título Cidadão Baiano a Valdeci Augusto de Oliveira, conhecido como professor Valdeci. Proposta pela deputada estadual Fátima Nunes (PT), a homenagem visa reconhecer a acentuada dedicação do professor com o social. O evento acontecerá às 15h, no plenário da Casa, e contará com a presença de familiares, autoridades e amigos.

“Fico feliz em indicar a entrega do título honorífico ao professor Valdeci. Um ativista político, com grande relevância para sociedade, que sempre desempenhou atividades ligadas à melhoria do sistema educacional, na área da agricultura familiar, nos movimentos sociais e nas políticas de economia solidária em municípios da região Oeste”, declarou a parlamentar.

Filho de Sebastião Augusto de Oliveira e Alzira Costa de Oliveira, professor Valdeci nasceu no dia 23 de setembro de 1965, em Panorama (SP), é casado com Veronice Santana de Oliveira e tem duas filhas. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2000), especializou-se em Psicopedagogia no Instituto de Educação Superior (UNYAHNA, 2001), de Barreiras, e em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela UNEB de Bom Jesus da Lapa (2004). Iniciou, em 2007, o mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL).

A melhoria do sistema educacional sempre foi uma das atividades ligadas ao professor Valdeci, através de projetos de sua autoria como: Participar se Aprende em Participando, 1991; Educação Pública e seus Trabalhadores, 1999; A Educação Pública, seu Financiamento e a Comunidade Escolar, 2001; Valorização do Professor e a Influência na Qualidade da Educação, 2003; Formação Continuada de Professores, uma Necessidade, muitas Dificuldades, 2008.

Na política, Valdeci exerceu, entre 2005 e 2008, o mandato eletivo de vereador em Santa Maria da Vitória, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Em 24 de dezembro de 2008, assumiu a vaga do deputado Valmir Assunção, sendo eleito no pleito 2007 a 2010, e ficou como 3º suplente de deputado estadual. Antes de tomar posse na Alba, Valdeci era professor em escolas municipais de São Félix do Coribe e Santa Maria da Vitória.

Na Assembleia, o homenageado foi vice-líder do Bloco da Maioria (2009), vice-líder da Bancada do PT (2009), além de exercer atividade parlamentar como vice-presidente da Comissão Defesa do Consumidor e Relações do Trabalho (2009); titular da Comissão de Defesa do Consumidor e Relação de Trabalho; e suplente da Comissão de Agricultura e Política Rural (2009).

No último dia 02 de outubro, professor Valdeci foi eleito a vice-prefeito de Santa Maria da Vitória, pelo PT, ao lado do prefeito Renato Rodrigues Leite Júnior (Renatinho), do PP. Os novos gestores assumirão a administração municipal em 1º de janeiro de 2017.

Fonte: Ascom da deputada estadual Fátima Nunes (PT)

Nenhum comentário: