quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

ENTENDA PORQUE OS ALEMÃES FORAM CAMPEÕES!

Povoado baiano colhe frutos positivos após hospedar seleção alemã durante a Copa do Mundo

Santo André abrigou o CT da atual tetracampeã mundial de futebol
Relação dos moradores com os jogadores foi tão intensa, que a Alemanha disse que Santo André virou sua segunda casaReprodução/Twitter
Porta-voz do time, Oliver Bierhoff recebeu índios pataxós da regiãoDivulgação
O pequeno povoado de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, nunca mais será o mesmo, após a passagem da seleção da Alemanha durante a Copa do Mundo de 2014. A cidadezinha ficou conhecida mundialmente após abrigar o CT (Centro de Treinamento) da atual tetracampeã mundial de futebol.
Mesmo após o término da competição, o distrito ainda colhe os frutos deixados pela passagem dos alemães.  De acordo com o secretário de Turismo de Santa Cruz Cabrália, Fernando Oliveira, a permanência da seleção trouxe muitas melhorias para o local, que inda deverá se beneficiar durante muitos anos.
— É um processo que, com certeza, nos próximos dez anos nós ainda vamos estar tirando [sic] proveito dessa passagem da Alemanha, disso eu não tenho dúvida.
Entre as melhorias apontadas por Oliveira estão o resgate da autoestima da população e a mídia espontânea gerada pela estadia dos jogadores  em Santo André, que impactou diretamente na divulgação local e o crescimento do Turismo.
—Os nossos meios de hospedagem, por exemplo, até o carnaval, não temos uma vaga.
O secretário relembra que sentiu o reflexo da passagem da Alemanha durante uma festa de turismo realizada em Gramado, Rio Grande do Sul, quando as pessoas passavam em frente ao stand montado pela cidade e comentavam: “ah! Santa Cruz Cabrália, lá onde estava a Alemanha. Ah, Santo André! Então, fixou bem na mente do povo”.
Durante a estadia na Bahia, a comissão da Alemanha fez algumas promessas que, segundo o secretario, foram cumpridas. Oliveira afirma que a doação de 10 mil euros assegurou a compra de um carro, entregue a comunidade indígena no dia 27 de novembro e o um campo de futebol prometido foi construído.
Mas o secretário criticou as notícias “inventadas” pela imprensa, referindo-se aos boatos sobre o que seria feito com CT (Centro de Treinamento) da seleção da Alemanha na Vila de Santo André, após o fim da Copa do Mundo de 2014.Rumores sobre a construção de uma escola no local ganhavam espaço nas redes sociais, mas o destino do Campo Bahia já estava decidido.
— Houve muita especulação da imprensa. Criaram alguns factoides do tipo, onde ficou alojada a Alemanha vai virar uma escola. Sempre a proposta foi que seria, de fato, um hotel. Após a saída da Alemanha, iria funcionar como um hotel, como de fato está acontecendo, é um resort.
A seleção da Alemanha ficou hospedada por 35 dias em Santo André. A relação dos moradores com os jogadores foi tão intensa que a comissão da tetracampeã chegou a afirmar que o local tinha virado a casa deles. Mas, na noite de 11 de agosto, os jogadores deixaram o Estado rumo ao Rio de Janeiro para a grande final do mundial do Brasil, onde se consagraram campeões do mundo. A passagem dos alemães por Santo André mudou o povoado e deixou saudade.

Nenhum comentário: