quinta-feira, 3 de julho de 2014

COMO EXPLICAR AOS GRINGOS A DESONESTIDADE NA COPA? .

Polícia acredita que líder de quadrilha de cambistas seja 


alguém da Fifa.COMO 








RIO — As investigações dos policiais da 18ª DP (Praça da Bandeira) indicam que um funcionário da Fifa, ainda não identificado, é o chefe da quadrilha de cambistas presa na terça-feira no Rio e em São Paulo. Segundo a polícia, o homem estaria acima do franco-argelino Mohamadou Lamine Fofana, apontado como um dos chefes do bando. Em resposta, o diretor de Marketing da entidade, Thierry Weil, afirmou que ajudará a polícia a descobrir quem são os responsáveis pelo repasse dos ingressos do Mundial inicialmente cedido a ONGs, delegações e comissões técnicas das seleções.
Em nota, Weil afirmou que a Fifa está à espera de informações para identificar a origem dos bilhetes apreendidos. Disse ainda que, desde 2009, colabora com as autoridades brasileiras. “Para a Fifa, sempre foi prioridade proteger os torcedores contra os riscos associados à venda ilegal de ingressos e garantir que as ações devidas sejam tomadas contra qualquer pessoa que viole os regulamentos de venda. É por isso que a Fifa tem constantemente solicitado aos fãs que comprem entradas apenas pelo Fifa.com, a única fonte legítima de ingressos”, diz a nota.
O delegado Fábio Barucke, titular da 18ª DP, que liderou a investigação que prendeu Mohamadou e dez brasileiros com mais de 300 ingressos, disse que trabalha agora na identificação de outros elos entre o bando, a Fifa e três ONGs que tiveram os convites desviados para o esquema ilegal. Ele disse ainda que as escutas telefônicas indicam que um MC da Zona Oeste atuava como intermediário entre as ONGs e o grupo.
REUNIÃO COM A POLÍCIA É ADIADA
Uma reunião entre representantes da entidade e o chefe da polícia, Fernando Velloso, para tratar do tema chegou a ser anunciada nesta terça-feira. A porta-voz da Fifa, Delia Fischer, afirmou, pela manhã, que a entidade está feliz com a atuação da polícia e que a reunião definiria ações a serem tomadas contra a venda ilegal de ingressos. O encontro, no entanto, foi adiado, segundo o delegado Fábio Barucke.
Os integrantes da quadrilha, o franco-argelino Mohamadou Lamine Fofana e dez brasileiros, recusaram-se a prestar depoimento na Polícia Civil. Segundo Barucke, todos disseram que só falarão em juízo. Dois deles, presos em São Paulo, foram transferidos para o Rio na noite desta quarta-feira, e levados para a 18ª DP.
Segundo a polícia, Mohamadou seria um dos chefes da quadrilha. Além dele, o delegado aponta o empresário Antônio Henrique de Paula Jorge como um importante articulador do esquema. Henrique e Mohamadou aparecem em interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça conversando com jogadores, ex-jogadores, artistas e empresários.

Nenhum comentário: