sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PEITOU MARIM JÁ ERA SELEÇÃO.


A coragem de Paulo André
Juca Kfouri

20130830-145158.jpg
No começo deste ano, logo depois de ter se sagrado campeão mundial de clubes, ao ser perguntado se ainda queria alguma coisa a mais em sua carreira, o zagueiro Paulo André disse que se esforçaria para chegar à Seleção Brasileira.
Por maior que seja a concorrência, e por melhor que ele esteja jogando, Paulo André sepultou hoje qualquer possibilidade de vestir a camisa da CBF.
Porque peitou o cartola que preside a entidade como jamais havia acontecido na história de nosso futebol.
Repita-se: jamais, nem Afonsinho, nem Sócrates, nem ninguém, olho no olho, confrontou o presidente da CBF como fez Paulo André em São Paulo com José Maria Marin.
Para um jogador em atividade foi de uma coragem que merece todos os elogios.
E vale mais para o nosso futebol do que jogar na Seleção.

O MAIOR CLÁSSICO BRASILEIRO.

  • Volante Elias comemora mais um gol marcado pelo time do Flamengo nesta temporada 2013
    Volante Elias comemora mais um gol marcado pelo time do Flamengo nesta temporada 2013

VEJA TAMBÉM

Melhor jogador do Flamengo na temporada e símbolo da classificação dramática na Copa do Brasil, Elias começa a estreitar os laços com o rubro-negro carioca e se tornar cada vez mais uma referência da torcida. Ainda assim, o autor do gol contra o Cruzeiro na última quarta-feira não esconde suas paixões de infância. E uma delas será reencontrada no próximo domingo. Desta vez, em confronto pelo Campeonato Brasileiro.
Torcedor assumido do Corinthians, o meia do Flamengo enfrentará pela primeira vez o clube que deixou em 2010, antes de ir para Europa. E sem hipocrisia, sempre respeitando o atual time, ele não esconde a ansiedade para rever o ex-time e, principalmente, a eterna torcida.
"É claro que estarei em campo", disse, antes mesmo que um repórter terminasse a pergunta sobre seu estado físico para o jogo de domingo. "Não há chance de ser poupado e ficar fora desse jogo. Sonho com esse dia. Quero muito reencontrar o Corinthians e a torcida. É o maior clássico do Brasil. São os dois maiores times. Ninguém quer ficar de fora, muito menos eu".
Mesmo destacando a vontade de vencer vestindo a camisa do Flamengo, Elias lembrou do carinho pelo time do coração. "É o clube que eu gosto, que eu torço e na minha casa, que é São Paulo. Vou entrar em campo e dar o meu melhor pelo time que atuo, mas o         sentimento será especial".

SAMAVI TAMBÉM PRECISA SER TRANSFERIDO.

PRESOS DE BARREIRAS, BAIANÓPOLIS E LEM, SÃO TRANSFERIDOS PARA SALVADOR


Foram transferidos nesta quarta-feira (28) de Barreiras (BA) para Salvador 14 presos. Os detentos, já sentenciados, serão distribuídos no Presídio Lemos de Brito, Colônia Agrícola Lafaiete Coutinho e Polinter, onde cumprirão as penas.

Esse tipo de operação policial é cercada de sigilo e cuidados. Isso acontece para que não haja, por exemplo, tentativa de fuga ou até mesmo resgate de presos.

Pela manhã os familiares chegaram para a visita semanal e foram surpreendidos com a notícia das transferências. Destes 14 transferidos, 12 são da comarca de Barreiras, 1 de Baianópolis e 1 de Luís Eduardo Magalhães.

DETRAN

CONHEÇA OS ERROS MAIS COMETIDOS PELOS BRASILEIROS AO VOLANTE.

De janeiro de 2004 até julho de 2011, o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renaif), coordenado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), registrou 22.780.514 infrações de trânsito. Para chegar à lista das dez mais, o Carro Online reuniu informações do Renainf e fez o cruzamento com pesquisas realizadas pelos Detrans de alguns estados, além de informações da Polícia Federal. 
Dependendo de cada estado, a ordem das infrações mais comuns pode sofrer alguma alteração. No entanto, as faltas mais cometidas pelos motoristas brasileiros são as mesmas em todas as regiões do país. Para conhecê-las, basta clicar na galeria de fotos e avançar as imagens. 

  1. 1º Excesso de velocidade;
  2. 2º Ultrapassagem pela contramão;
  3. 3º Falta do uso do cinto de segurança;
  4. 4º Uso do ceular ao dirigir;
  5. 5º Parar em fila dupla;
  6. 6º Estacionar em local proibido;
  7. 7º Avançar o sinal vermelho;
  8. 8º Entrar em via no sentido errado;
  9. 9º Trafegar pelo acostamento;
  10. 10º Conduzir o veículo com licenciamento vencido.

COMEÇA AS MUDANÇAS MUNICIPAIS.

Quatorze municípios do Vale do Rio Grande terão divisas revisadas

by jornaloexpresso
MAPA_CAMINHOS-DO-OESTE1
Os deputados estaduais aprovaram na tarde desta quinta-feira (29) um projeto que resulta na revisão das divisas de 74 cidades baianas, das regiões do baixo sul, Vale do Jiquiriçá, Chapada Diamatina e Bacia do Rio Grande. O autor dos projetos, deputado João Bonfim (PDT), presidente da Comissão de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia, pontuou que a “Bahia experimentou um intenso processo de emancipações municipais nos últimos 58 anos, passando de um total de 150 municípios em 1953 para os atuais 417 municípios”.
Entretanto, de acordo com o relator de um dos projetos, Rosemberg Pinto (PT), “essa evolução, que engloba os aspectos sociais, econômicos, políticos e administrativos, não foi acompanhada pela revisão da legislação dos limites intermunicipais do Estado, embora prevista no referido Decreto”, o que torna necessária a revisão dos limites de terra. Os projetos foram elaborados por equipes compostas por técnicos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Confira os municípios que terão os limites revisados:
Bacia do Rio Grande: Angical, Baianópolis, Barreiras, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderley.
Baixo Sul: Aratuípe, Cairu, Camamu, Gandu, Ibirapitanga, Igrapiúna, Ituberá, Jaguaripe, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Taperoá, Teolândia, Valença, Wenceslau Guimarães.
Chapada Diamantina: Abaíra, Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Bonito, Ibicoara, Ibitiara, Iramaia, Iraquara, Itaetê, Jussiape, Lençóis, Marcionílio Souza, Morro do Chapéu, Mucugê, Nova Redenção, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Rio de Contas, Seabra, Souto Soares, Utinga e Wagner.
Vale do Jiquiriçá: Amargosa, Brejões, Cravolândia, Elísio Medrado, Irajuba, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jiquiriçá, Lafayette Coutinho, Lajedo do Tabocal, Laje, Maracás, Milagres, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas e Ubaí. Estas são as cidades do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá que terão seus limites revistos a partir do projeto PL./20.237/2013, sob relatoria de Rosemberg Pinto (PT)

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Demorou, porem fez justiça.

Justiça

Maioria do STF rejeita recursos de Dirceu e mantém pena no mensalão

Agência Brasil29 de agosto de 2013 (quinta-feira)

José Dirceu
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) negou recurso e manteve a pena do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado a dez anos e dez meses de prisão, pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha, na Ação Penal 470, o processo do mensalão.
No recurso apresentado ao STF, a defesa de Dirceu pediu a redução da pena, a publicação de trechos do julgamento omitidos no acórdão, com detalhes das decisões dos ministros; e reivindicou um novo relator para o embargo de declaração protocolado.
Todos os recursos foram rejeitados pelo relator da ação, Joaquim Barbosa. Ele entendeu que não houve omissões no acórdão, o texto final do julgamento, e negou os argumentos da defesa para diminuir a pena-base das condenações. Segundo Barbosa, “a reprovabilidade da conduta de Dirceu era mais elevada devido à posição de liderança”.
A defesa também argumentou que Dirceu deveria ter sido condenado conforme uma lei mais branda que trata do crime de corrupção. O réu mencionou a Lei 10.763, que entrou em vigor no dia 12 de novembro de 2003, e aumentou a pena para o crime de corrupção de um a oito anos para dois a 12 anos de prisão.
Dirceu informou que no acórdão está registrado que o ex-presidente do PTB José Carlos Martinez morreu em dezembro de 2003, quando, na verdade, ele morreu em outubro de 2003. Desta forma, a defesa queria a revisão da condenação pelo crime de corrupção, por entender que ocorreu antes da vigência da Lei 10.763, com penas mais brandas.
Os ministros entendem que a corrupção ocorre quando o acordo é fechado e Martinez participou das reuniões com dirigentes do PT e dos outros partidos para combinar o recebimento de dinheiro, fato que ocorreu antes da lei. Porém, segundo Barbosa, a “data do falecimento de Martinez não foi o momento de consumação do crime de corrupção ativa”. A questão foi decidida no recurso de Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT.
O voto do relator foi seguido por Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Celso de Mello. Os contrários foram dos ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio, que votaram para diminuir a pena-base definida no crime de formação de quadrilha, por entenderem que os agravantes foram calculados duas vezes.

Grande Baixinho = Romario o cara

Deputado Romário é operado em Brasília e passa bem

Agência Brasil29 de agosto de 2013 (quinta-feira)
Romário
















Operado na manhã de hoje (29) de hérnia de disco, no Hospital Sarah Kubitschek, o deputado Romário (sem partido-RJ) passa bem. Ele está em um quarto do hospital recuperando-se do procedimento cirúrgico. Romário sofria fortes dores e foi aconselhado pelos médicos a se submeter à cirurgia.
 
De acordo com boletim médico divulgado pelo Sarah, a cirurgia durou seis horas, transcorreu “sem intercorrências e alcançou seus objetivos”.  O deputado já havia se submetido a outros procedimentos cirúrgicos, considerados paliativos, para amenizar a dor. Em 7 de agosto, ele entrou com licença médica após uma cirurgia no pé e uma infiltração na região lombar.
 
De acordo com assessores do ex-jogador, Romário era a favor da cassação do mandato do deputado Natan Donadon (sem partido-RO) e ficou triste por não ter tido condições de votar. Ele é membro da Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto. “A população tem o direito de saber como votam seus representantes. Nós, parlamentares, temos a obrigação de dar satisfações a quem nos elegeu”, disse o deputado, no lançamento da frente, em setembro de 2011.

sábado, 24 de agosto de 2013

AÉCIO BUSCA O SEU ESPAÇO.

Eleições 2014

'Começamos a caminhada rumo à Presidência', diz Aécio

Guilherme Soares / Estadão Conteúdo
eleições 2014
Aécio Neves participou de ato político na festa do Peão de Boiadeiro de Barretos
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) praticamente se lançou candidato a presidente da República em discurso feito em ato político na festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, no interior paulista. "Começamos hoje nossa caminhada rumo à Presidência da República", discursou. Na sequência, a plateia respondeu, puxando em coro: "Brasil, pra frente, Aécio presidente."
Depois do discurso, o senador disse aos jornalistas que não estava se referindo a si e sim à caminhada do PSDB rumo à Presidência da República. "Não se trata do lançamento porque a lei não permite", ponderou o senador tucano. "Mas não vamos deixar tudo para a última hora."

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

VEREADORES APERTADOS.

Santa Maria Vitória: 9  vereadores explicam ao MP-Ministerio público, aprovação de contas rejeitadas; e agora o que falar.

fonte:  jornaloexpresso
Santa Maria Vitória: promotor e eleitores querem ouvir vereadores.
Santa Maria da Vitória: promotor e eleitores querem ouvir vereadores.
Nove vereadores de Santa Maria da Vitória devem prestar esclarecimentos ao Ministério Público da Bahia sobre a aprovação das contas públicas da Prefeitura Municipal de 2011, neste dia 13 de agosto, após rejeição pelo Tribunal de Contas dos Municípios. Entre os depoentes, Benilson Iscariotes Silvério dos Reis, Domingão, Cerim, Mário de Inhaúmas, Mazinho, João Marques, Pequeno, Baiô e Clay Sidnei. A câmara Municipal de Santa Maria tem 13 vereadores, portanto nove formam a maioria absoluta, suficiente para modificar, politicamente, a decisão técnica do TCM.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

CAPTURADO JOAQUIM JOSE DE OLIVEIRA.

POLÍCIA CIVIL AGE RÁPIDO E PRENDE IDOSO ASSASSINO NO POVOADO DE ANGICO

No final da noite de ontem, a Policia Civil obteve uma informação em que houve um assassinato no povoado de Angico, a 109km de Santa Maria da Vitória. Rapidamente os investigadores se deslocaram para o local para averiguar a situação e realizar diligências para localizar o autor do crime. 
Já na madrugada de hoje, os policiais civis, sem medir esforços foram atrás do algoz e por volta de 2:00hs da manhã conseguiram capturar o elemento identificado como Joaquim José de Oliveira, 67 anos, natural de Santa Maria da Vitória, em sua residência. Joaquim foi preso ainda com a arma do crime, uma faca tipo peixeira que mais parecia um facão, visto o tamanho do objeto
A peixeira usada no crime

Seu Joaquim ceifou a vida do jovem Márcio
Segundo o senhor Joaquim, ele estava bebendo em um bar quando a vítima, identificado como Márcio Rodrigues de Jesus, 19 anos, natural de Correntina, começou a rir dele por um motivo banal. Os dois, que já tinham se estranhado outras vezes, começaram a discutir quando Márcio avançou sobre Joaquim que para se defender efetuou apenas um golpe fatal de peixeira no peito da vítima vindo a falecer no local.
Joaquim foi preso e conduzido para a delegacia de Santa Maria onde vai responder por homicídio (art 121)
Um excelente e rápido trabalho da Polícia Civil de Santa Maria que não pouparam esforços para voltar com êxito da missão!
FONTE: COTIDIANO POLICIAIS.

CONTAS DA CAMPANHA E DO MUNICÍPIO FORAM REGEITADAS.

TRE-BA rejeita contas eleitorais do Prefeito, Vice, Vereador e PT de Santa Maria da Vitória

Padre Amário
Padre Amário
As contas de campanha de 2012 do prefeito de Santa Maria Vitória, Amário dos Santos Santana; do vice-prefeito Plínio da Silva Leite Júnior, do vereador João Marques e do Partido dos Trabalhadores do Município foram rejeitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral – Bahia, como resultado do processo de número 30073. O Ministério Público Eleitoral também pediu a cassação dos eleitos. O Juiz Eleitoral da Comarca vai dar agora a decisão final sobre a questão.
Em dezembro de 2012 o padre Amário teve as contas públicas de 2011 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios. Na oportunidade, a relatoria aplicou multas de R$43.200,00, equivalente a 30% de seus vencimentos anuais, pela reincidência em gastos excessivos com pessoal e de R$15.000,00, por outros ilícitos detectados no Relatório Anual. O gestor poderia, à época, recorrer da decisão. Não soubemos se obteve sucesso no recurso ao Tribunal de Contas.

BANDA GIL SHOW .

FOI REALIZADA NO DIA 17/08/2013, EM SANTANA-BA, 

COM A CASA  DE SHOW SANTANA HALL, LOTADA, UMA 

FESTA COM EMPRESARIA E CANTORA  GIL, DA BANDA

GYLL SHOW  E A GALERA DA BANDA 100 PÁREA. 

 COM O MELHOR DO FORRÓ. EM BREVE, BANDA  GYLL 

 SHOW, ESTARÁ REALIZANDO O SEU NOVO TRABALHO

 GRAVANDO MAIS UM  CD  COM A QUALIDADE  DE

 SEMPRE E  UMA EXPLOSÃO DE FORRÓ...AGUARDEM.

ABRAÇOS...GILVA  ALVES.

UMA GRANDE OUSADIA DOS BANDIDOS.


Bandidos erram na dose e destroem por completo agência do BB em Taguatinga

bb 1
Por volta das 2h30min da madrugada desta terça-feira (20), a Agencia do Banco do Brasil de Taguatinga – TO, foi explodida por um grupo de assaltantes fortemente armados.
Segundo informações da Polícia Militar, o grupo tinha cerca de 12 envolvidos que se espalharam pelas ruas fazendo um cerco no Banco do Brasil e em frente ao Pelotão da Polícia. Os assaltantes quebraram os vidros da frente da agência e colocaram explosivos, que causaram uma grande explosão arremessando paredes e telhados na calçada. Alguns carros que estavam parados nas proximidades foram atingidos, dentre eles, algumas viaturas que estavam nas proximidades do posto da Polícia.
bb2
A Polícia tentou fazer uma barreira no Posto Fiscal de Taguatinga – TO, mas os assaltantes estavam em vantagem impossibilitando a ação dos policiais que não puderam fazer nada. O bando seguiu sentido Luís Eduardo Magalhães.
Até o momento não foi divulgado se foi levado alguma quantia ou se houve feridos.
Com informações e fotos do Portal Agito Tagua

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O GORDINHO DO GOIAS TA ARREBENTANDO NO BRASILEIRÃO.

19/08/2013 18h05 - Atualizado em 19/08/2013 18h15

Walter nega tomar dois litros de 'refri' 



por dia: 'Isso é coisa de mentiroso'


Com 21 gols na temporada, centroavante já é quinto no Artilheiro do Ano 
e rechaça declaração que teria sido dada pelo preparador físico do Goiás


Walter marcou na vitória do Goiás por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, alcançou a marca de 21 gols em 2013 e já é o quinto na lista de artilheiros do futebol brasileiro da temporada. Apesar nos números positivos, ainda recai constantemente sobre o jogador questionamentos sobre sua condição física. Em especial, sobre o que o faz não conseguir perder peso.
Recentemente, Robson Gomes, preparador físico do Goiás, teria dito queWalter tem o hábito de tomar até dois litros de refrigerante por dia. Após o triunfo no Moisés Lucarelli, o atacante admitiu o sobrepeso, mas rechaçou a veracidade da declaração do funcionário da comissão técnica esmeraldina.
- Tem umas coisas que não são verdade: que eu tomo dois litros de refri. Isso é mentira. Isso é coisa de mentiroso. Lógico que estou acima do peso. Não minto para ninguém, mas estou trabalhando forte para chegar naquele peso que o professor quer.
Com média de um gol por jogo nas últimas quatro rodadas - marcou contra Ponte, Flamengo e duas vezes diante do Náutico -, Walter tem tido ótimas atuações no primeiro tempo das partidas, mas apresenta queda de rendimento na etapa final, fato que comprova a necessidade de o jogador emagrecer. De junho para cá, estima-se que o pernambucano tenha baixado seu peso de 96kg para 92kg. A condição ideal, no entanto, seria, no máximo, 89kg.
Ainda assim, Walter gaba de sua própria qualidade técnica e garante meter medo na marcação adversária mesmo com os vários quilinhos a mais.
- Os zagueiros estão mais espertos do que nunca. Não é à toa que todos falam bem de mim - provoca o craque gordinho
.

domingo, 18 de agosto de 2013

O BOCA DE BEIJO



Assaltante 'beijoqueiro' é morto 24 




horas após deixar prisão, no Ceará


Segundo a PM, ele foi morto com um tiro na nuca dentro de um comércio.
Vítima ficou famosa ao forçar beijos em universitárias.

Ladrão Beijoqueiro (Foto: Agência Diário)Vítima ficou famosa por roubar beijos em assaltos
(Foto: Agência Diário)
O jovem que ficou conhecido nacionalmente como “beijoqueiro” por forçar universitárias a beijá-lo durante assaltos foi morto na noite de sexta-feira (16), 24h após ser liberado da prisão em condicional, na cidade de Quixadá, a 158 km de Fortaleza. Segundo informações da Polícia Militar (PM), a vítima foi atingida com um tiro na nuca. O suspeito já foi identificado e está sendo procurado.De acordo com a PM, o “beijoqueiro”, que estava com 19 anos, foi perseguido na noite de sexta-feira. Ele percebeu a ação e tentou se refugiar no banheiro de um comércio. No local, encontrou o proprietário do estabelecimento e o segurou pelo pescoço, tentando usá-lo como escudo. Mas o suspeito mandou o refém se abaixar e atirou.O “beijoqueiro” foi apreendido diversas vezes quando era adolescente. Ele foi detido, pela sétima vez, ao cometer furtos meses depois de completar 18 anos. Na ocasião, ele disse querer ganhar dinheiro vendendo os objetos furtados: um botijão de gás, ventiladores, espelho, gaiola, sapatos e até brinquedos, entre eles um urso de pelúcia. Desde então, a vítima permaneceu presa por sete meses, sendo liberada em condicional na última quinta-feira
 

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

DESAPARECIMENTO DE PESSOA.

MISTÉRIO EM CORRENTINA: SOBRINHO DE EZEQUIEL BARBOSA CONTINUA DESAPARECIDO.


Um grande mistério desafia a policia em Correntina no Oeste Baiano. Joselino Silva Barbosa, sobrinho do líder político Ezequiel Barbosa, está desaparecido desde o dia 7 de agosto e até o momento não há pistas do seu paradeiro. Neste fim de semana a polícia fez uma varredura na região do povoado de São Manoel mas nada foi encontrado. 
A família está desesperada.

EXCELENTE RESULTADO DR.

FONTE: JOSE RIBEIRO.
Crimes violentos tem redução de 10,8% na Bahia e cidades como Bom Jesus da Lapa, com redução de 58%
Mauricio Barbosa destaca combate à violência (foto: Alberto Coutinho)
Os crimes violentos letais intencionais (CVLIs), que compreendem homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, caíram 10,8% nos primeiros seis meses deste ano na Bahia, em relação ao mesmo período de 2012. Este registro foi destacado  na Assembleia Legislativa, quando foi apresentado pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, o balanço do primeiro semestre dos principais índices de criminalidade no estado.
Segundo o balanço, a Região Metropolitana de Salvador (RMS), onde ficam, entre outras, as cidades de Simões Filho, Camaçari e Lauro de Freitas, foi a que apresentou a maior redução desses crimes, com 20,5%. Foram 469 casos em 2012, contra 373 neste ano. Em Salvador, a queda foi de 10,3%. Foram contabilizados 864 crimes em 2012, contra 775 neste ano. A maior redução na capital baiana aconteceu nas regiões da Boca do Rio, Centro Industrial de Aratu (CIA) e Pau da Lima.
No interior, os CVLIs tiveram queda de 8,6%. Foram 1.891 no primeiro semestre de 2012, contra 1.728 no mesmo período deste ano. Cidades como Bom Jesus da Lapa, com redução de 58%, Juazeiro, com 45%, e Itabuna, com 20%, foram os destaques.
Maurício Barbosa afirmou que esses resultados são fruto de um esforço conjunto que vem sendo feito desde a criação do programa Pacto pela Vida, com a preservação de 348 vidas nesse primeiro semestre. “A Secretaria da Segurança Pública e outras secretarias estaduais, Justiça, Legislativo, Ministério Público, Defensoria Pública e Prefeitura de Salvador, além de uma série de entidades, vêm trabalhando e contribuindo para a obtenção desses resultados, e vamos continuar dessa forma”.
Redução de outros tipos de crime
Na oportunidade, também foram apresentados os números de outros tipos de crime. Houve redução de 40% nos assaltos a ônibus, 12,1% nos roubos de veículos e 6,5% nos roubos a bancos. De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, o desempenho positivo é resultado do trabalho de especialização da polícia. “O serviço policial combate um leque grande de crimes, mas em alguns casos buscamos focar as ações na repressão a determinado tipo, com a criação de grupos especiais e forças-tarefa, e isso tem trazido bons resultados”.
Já o delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge, ressaltou o empenho no trabalho de investigação, que desbaratou quadrilhas e prendeu financiadores do crime, como receptadores de veículos roubados. Ele destacou ainda a filosofia de trabalho conjunto implantada pelo Pacto pela Vida.
“O programa integra todas as forças e faz com que elas falem a mesma língua dentro de uma política de segurança pública do Estado. Ao mesmo tempo, insere outras secretarias e outros órgãos para que possam nos apoiar, porque não são as ações de polícia apenas que vão resolver o problema, mas várias outras ações que podem ser apoiadas pela saúde, pela educação, pela cultura, pelo desenvolvimento social como um todo”,